Fazendas do Vale Histórico
São José do Barreiro e Bananal - SP
FUNDAMENTAL II


Bananal e São José do Barreiro são cidades ricas em história, onde as fazendas históricas contam sobre a época do café e do desenvolvimento rural do Brasil. Estas fazendas, muitas delas datadas do século XIX, preservam a arquitetura colonial e o charme do passado, oferecendo uma visão fascinante da vida dos nossos antepassados. Os alunos podem explorar os amplos terrenos, jardins cuidadosamente cuidados e, em alguns casos, até participarem de atividades típicas da época, como a colheita de café. Além disso, a biodiversidade presente na região e as belíssimas paisagens atraem amantes da natureza, proporcionando oportunidades de educação ambiental. Neste roteiro, os alunos podem conhecer mais sobre a história do Brasil, a importância da agricultura e o patrimônio cultural, promovendo um aprendizado enriquecedor e inesquecível.
Fazendas para visitação:
Fazenda da Barra - São José do Barreiro: Por guardar grandes histórias do ciclo do café, e ser um amplo espaço com matas e belezas naturais, a Fazenda da Barra recebe visitas escolares (com foco no turismo pedagógico) e de grupos, para fazer um tour pelas ruínas históricas, terreiros de café, muros de arrimo, mata ciliar e casarão da fazenda.
Os visitantes tem a oportunidade de conhecer um pouco do funcionamento da fazenda à época do século XIX.
Fazenda Boa Vista - Bananal: O Hotel já foi a fazenda mais rica do ciclo do café no século XIX e hoje preserva sua rica história através de sua beleza arquitetônica no estilo colonial. O início de sua construção foi datado em 1780, no período do Brasil Colônia
Fazenda dos Coqueiros - Bananal: A fazenda é um verdadeiro marco histórico da época em que o cultivo de café era a principal atividade econômica do país. Construída em 1855, a mando do casal Major Cândido Ribeiro Barbosa e Joaquina Maria de Jesus, a propriedade viu seus campos se encherem de escravizados para trabalharem na plantação de café.
Fazenda Loanda - Bananal: A Fazenda Loanda teve o seu apogeu no século XIX, em virtude da grande riqueza trazida pelo café. Fizeram, então, lá pelos idos de 1850 uma grande reforma no casarão, introduzindo elementos da Arquitetura Neoclássica que era a moda na Europa. Adornaram-na com belíssimos móveis (principalmente franceses), quadros, cristais e porcelanas; todos os objetos de muito bom gosto. Boa parte desse acervo ainda se encontra no seu interior.
Além das fazendas é possível realizar mais visitas na cidade:
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento
Estação ferroviária
Pharmacia popular (mais antiga do Brasil)
Objetivos Educativos
Contextualizar a história do Brasil com foco no ciclo do café e na escravidão.
Estimular a conscientização ambiental e o respeito à biodiversidade.
Promover o contato com a cultura local, o patrimônio histórico e o ecoturismo.
Disciplinas envolvidas: História do Brasil